quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Webjornalismo no estadão.com.br

No site do estadao.com.br encontrei 5, das 6 características mencionadas por Marcos Palácio sobre o jornalismo praticado na web.

MULTIMIDIALIDADE / CONVERGÊNCIA
O site utiliza, além dos tradicionais textos, áudios, no podcast de notícias e imagem na TV Estadão. Conforme conceito estudado em aula, vários formatos para a narração de um fato jornalístico.

INTERATIVIDADE
No estadão.com percebemos a multi-interatividade, com a máquina, com a publicação, e com outras pessoas. Uma forma é por meio dos comentários das notícias. Assim o leitor interage com o veículo e também com os outros leitores, que poderão fazer a leitura de seu comentário. O conteúdo pode também ser enviado por e-mail, para outras pessoas. Há um link para "falar com a redação", proporcionado interatividade com a publicação.

HIPERTEXTUALIDADE
Os hiperlinks aparecem no meio da matéria, mas não com muita frequência.

MEMÓRIA
A acumulação de informações se dá por meio de links com chamadas para matérias relacionadas que estão inseridos em meio ao corpo do texto.

ATUALIZAÇÃO CONTÍNUA
A página é constantemente atualizada, não somente as "últimas notícias", mas também as matérias de capa. É bem comum estar navegando no site enquanto as matérias são atualizadas.

Um comentário:

  1. Bem bacana, Aline; inclusive pelo fato de usares marcas na página para ilustrar seus exemplos. Uma sugestão: como, na web, perde-se muita qualidade de resolução por questões de peso, procure ilustrar os exemplos também nos textos. Ficará ainda mais clara sua explicação. Continue.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem