sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Jornalismo de terceira geração: site do UOL


As tecnologias da informação e comunicação introduziram novas rotinas e linguagens no meio jornalístico. A terceira e atual fase do jornalismo no ciberespaço pode ser analisada a partir da aplicabilidade das características do meio em produtos desenvolvidos exclusivamente para a Internet. Garantindo, assim, sites jornalísticos diferenciados do jornal impresso, que ainda hoje é usado como padrão.

No site uol.com.br, por exemplo, se encontra as últimas noticias do Brasil e do mundo atualizadas minuto a minuto. Textos, imagens, vídeos e sons estão disponíveis ao leitor na tela do computador. O uso de chats, grupos de discussão e enquetes são ferramentas de interatividade que compõem esse site.

Na página inicial há noticias sobre celebridades, cinema, entretenimento e diversas outras áreas, que através de links direcionam para demais conteúdos. Esse formato caracteriza-se como webjornalismo de terceira geração, no qual são valorizados recursos multimídias.

Um comentário:

  1. A mesma observação feita anteriormente, Magda: o exemplo é relevante, mas o comentário ganharia mais amplitude se, junto dele, fosse utilizado exemplos. O caminho é este. Continue.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem