segunda-feira, 28 de setembro de 2009

R7 ainda é só um rostinho bonito

Quase lá. Assim está um dos mais novos portais de notícias do Brasil. Poucos minutos de navegação pelo site R7, no ar desde a semana passada, denunciam: a Rede Record ainda engatinha quando o assunto é webjornalismo.

Um bom exemplo é a cobertura da crise em Honduras de hoje. O assunto, intensificado nos últimos dias, seria terreno fértil para explorar as várias ferramentas do webjornalismo, como realizado pelo portal concorrente G1. Além das ilustrações (como a foto acima, da AFP) e da convergência de mídias, com o uso de um vídeo, o portal da Rede Globo não se poupou em usar recursos para recuperar o caso: apresentou hiperlinks em vários pontos da matéria e um infográfico feito especialmente para o site.

Já o R7, apesar da tentativa de recuperar o assunto com hiperlinks ao final da página e galeria de fotos, deixou a desejar no uso da ferramenta. Noticiou antes, mas, ao contrário do concorrente, não se preocupou sequer em atualizar as informações. Ao final da tarde, pecou novamente ao publicar o vídeo do fechamento da rádio de Honduras sem uma única remissão ilustrativa ao assunto. Ficou no quase num momento quase imperdoável.

Um comentário:

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem