segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Site R7 engatinha no texto para web

Partindo dos conceitos trabalhados em aula, foi analisado o novo site de notícias da Rede Record, o R7. A matéria observada apresentava  o número de pessoas presas em ações da Polícia Federal (PF).

A notícia foi escrita para a web, pois foi uma pesquisa feita pelo site, medindo a eficiência das operações da PF. Esse é um exemplo do" jornalismo assistido por computador", de Nora Paul, ou "Jornalismo de Precisão" de Philip Meyer. O cruzamento de dados fornecido pela máquina viabilizou o resultado.

O texto ainda se arrasta nos critérios da narrativa digital. A leitura em camadas é desconsiderada, pois a matéria não possui nenhum hiperlink. A foto está mal disposta na tela, deixando "escapar" frases do mesmo parágrafo em baixo da imagem. O jornalismo analógico é percebido na cartola e linha de apoio.


Uma novidade do site, próprio da web é a enquete, que oportuniza o cruzamento de conhecimentos diante do assunto da mátéria. Há espaço para interatividade também por meio dos comentários e envio por e-mail. Talvez seja apenas um começo.

Um comentário:

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem