segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Impressão inicial sobre o R7


Com tanto conteúdo disponível na Internet, fica a pergunta: quando um grupo de comunicação como a Record investe em um novo portal, qual é seu objetivo? Seu novo site de notícias R7 é bem organizado, mas parece dar um tom informal, porém deslocado, de fofoca, para notícias. Nas fotos a baixo, por exemplo, a legenda publicada no site termina com reticências, indicando deboche. Não afirmaria que jornalismo deva ser sempre sério ou sisudo, mas neste caso o deboche não contribui para a informação.


Com a cartola "Figurões presos" a galeria de fotos confunde: é fofoca sobre famosos ou notícia?

Estão no site matérias sem nenhum link, lineares, blocos de texto longos de mais para publicar na Internet. A linguagem é simples, sem rodeios, mas com tendência sensacionalista. A matéria que analisei afirma: "As famosas operações da Polícia Federal são um sucesso na TV, mas um fracasso na prática. "

A matéria discorre sobre como o sistema judiciário facilita a impunidade no Brasil, mas não é original. Não apresenta nenhuma entrevista, ninguém questiona que providências poderiam ser tomadas, ou quem poderia tomá-las. O texto apresenta um fato conhecido, e só. Ainda finaliza com a enquete, que deveria permitir participação relevante do leitor, mas só promove a perda de tempo: "Qual foi a prisão que deu mais fama à Polícia Federal?". Que leitor interessado em informação de qualidade relaciona fama à Polícia Federal?


Um comentário:

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem