A notícia do site R7 que escolhi para analisar fala sobre os estragos das chuvas nos estados do RS e SC. É um típico "Últimas Notícias", com um lead, e o desenvolvimento trazendo dados oficiais: quantas pessoas estão desabrigadas, quais cidades foram atingidas, etc.
Para ilustrar o texto, uma foto. Nela um homem mostra para o fotógrafo o granizo que atingiu sua casa. Há granizo por toda a volta. Uma legenda fria como o restante do texto diz que a chuva de granizo trouxe "transtornos" aos moradores.
(Penso nas pessoas que perderam suas casas, e no trabalho que o fotógrafo teve para chegar até esses lugares atingidos. Penso também no reporter na redação, ligando para a Defesa Civil em busca de numeros para deixar sua matéria "completa").
Há, após o texto, um vídeo. Nele, a reprodução da matéria apresentada em alguma emissora da rede. Isso é o que os editores enchem o peito para chamar de "convergência". Porém vejo apenas a reciclagem de material jornalístico. Nada dessa matéria foi pensada para a web.
Conclusão: R7 não faz nada que nenhum outro portal já não faça.
Muito bom, Marco. Continue.
ResponderExcluir