segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A relação do leitor com a web

A análise da notícia sobre a publicidade dos nomes nas operações da Polícia Federal no site r7.com conta com um conjunto de ferramentas importantes como links, enquetes, box o qual denominamos jornalisticamente de quarto jornalismo. Pois diz respeito ao processo evolutivo das mídias digitais que contemplam várias pessoas, de diversos lugares ao mesmo tempo.

O fato do leitor poder acompanhar o conteúdo informativo da matéria e ainda interagir por meio de opinião e do voto na enquete por exemplo, remete à ideia de os links disponíveis proporcionem nas pessoas o poder de discordar ou não daquela informação, podendo então opinar sobre a mesma.

Também podemos analisar no box, um suporte tecnológico que conduz o leitor à outras matérias relacionadas com o mesmo assunto. A enquete proporciona aproximação e além dessas ferramentas ampliarem o conhecimento de quem o lê, o próprio site disponibliza outros links que propõe instantaneidade como twitter, temperatura, data e hora certa entre outros. Cada vez mais a mídia, tanto impressa quanto digital, pauta a própria mídia em todo seus viés.

Por Liane Rodrigues

Um comentário:

  1. Liane, o quarto jornalismo, na classificação de Ciro Marcondes Filho, que se inicia na década de 70, está relacionado, antes, com a digitalização que com as características por você elencadas. Invista mais na precisão conceitual.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem