sábado, 5 de setembro de 2009

Características do G1

Analisando o site jornalístico G1, site de notícias da globo.com, através das características do jornalismo on-line estudados em aula podemos identificar

Interatividade: ao acessar uma notícia o leitor tem a possibilidade de compartilhar a informação com alguém pelos links, enviar para amigo, compartilhar, receber pelo celular entre outros. Pode também dar nota aos vídeos adicionados nas notícias.


Hipertextualidade: ligando vários conteúdos por meio de um caminho determinado o site oferece a interconexão de textos incluindo sons e imagens. Na página principal do site o usuário pode acessar a manchete de seu interrese e logo tem a notícia completa com foto ou vídeo e links trazendo notícias da mesma categoria.

Instantaneidade: A atualização do G1 é constante, podendo perceber novas alterações nas notícias no momento em que se está acessando a página. Na imagem abaixo se pode notar a hora da atualização da notícia.


Customização/personalização: O G1 possibilita aos usuários do Twitter receberem as últimas notícias a partir de suas editorias prediletas e de acordo com seus interesses pessoais. Para os cadastrados no Twitter receberem as novidades, basta seguir o usuário @g1. Os não cadastrados que querem participar devem seguir por um link preparado pelo G1 que ensina como utilizar ao máximo o Twitter e ir além das alternativas básicas do site. Depois de cadastrado é só entrar no endereço http://www.twitter.com/g1.


Um comentário:

  1. Interessante sua análise, Ana. Observe que, nela, no item personalização/customização, é o twitter, um microblog, quem espresta esta caracterítica ao site, em especial quanto ao conteúdo. Também achei legal você ter inserido imagens do site, pois deu mais clareza aos seus exemplos. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem