segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Feita para a web

A notícia analisada, foi publicada no site estadao.com.br e refere-se à greve nos correios. Ela traz um novo fato, de que mais dois sindicatos votaram pelo fim da greve.



Uma primeira observação que indica que a matéria foi constituída para a web é relativa a temporalidade. a nova informação que ela apresenta foi divulgada a noite. Antes mesmo da versão impressa do jornal, a informação já está no site. Essa questão foi abordada em aula, como uma inversão nas lógicas até existentes relativas ao "furo". A novidade agora é dada em primeira mão na versão digital.

Outros fatores confirmam sua constituição para a web, como a estética gráfica do texto. As informações mais importantes estão no primeiro parágrafo e esses são separados por espaços. O conteúdo está sintéticamente aprensentado em doze linhas, como convém ao texto da web (conforme Concha Edo, na aula do dia 14).

A matéria porém não utliza muitos outros recursos do jornalismo digital, como hiperlink, memória e convergência de outras mídias.

Um comentário:

  1. Boa sua análise, Aline. Apenas revise mais seu texto antes de veiculá-lo no blog, ok?

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem