segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Muita interatividade e pouca hipertextualidade

O Portal R7, acredito, foi criado segundo seus idealizadores com uma ideia de inovação. O slogan já diz, "o novo portal". Mas não acompanhei toda essa 'inovação' na linguagem midiática do Portal. Analisei a matéria sobre as operações da polícia federal em que a fama dessa não corresponde à realidade. (leia a notícia aqui). A matéria está como destaque na home do portal.

Empresário paraibano Zuleido Soares Veras preso em 2006. (Portal R7)

O internauta que ler essa notícia não saberá a hora em que a mesma foi postada ou atualizada, já que não tem horário de atualização nas matérias. O texto é mais pesado que o habitual para a web... O primeiro parágrafo, por exemplo, tem 15 linhas e algumas frases passam de 5 linhas. Nada funcional. Esse fator poderia ter passado desapercebido se tivesse mais hipertertualidade na matéria.

Essa carência de hipertextualidade dificulta a busca do internauta por assuntos relacionados. O único link aparece no final. No corpo do texto não encontramos nenhum. Ao contrário do que acontece nessa matéria do G1, por exemplo. Por outro lado, tanto o portal quanto a matéria apresentam grande interatividade. Pode-se opinar sobre a matéria através de comentário, enquete, mural e aomda tem a possibilidade de impressão e de envio por e-mail. Seria interessante repensar a "recolocação" da hipertetualidade no R7 para dar mais dinânica à leitura do Portal.

2 comentários:

  1. Muito bom, menina.² hehe
    Isso é uma coisa que quem escreve tem que se ligar mesmo, eu por exemplo não leio uma matéria por inteira quando ela é muito cansativa (e o assunto já não é muito de meu interesse), gosto do G1 porque eles pegam, também, uma matéria e subdividem os assuntos dela, deixando-a mais curta e mais direcionada, com links no final da mesma, que nos levam ao restante das matérias relacionadas.
    Agora sei que o nome disso é hipertextualidade \o/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem