segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Essa matéria:
Os herdeiros das batalhas gaúchas: famílias conservam a memória do Rio Grande do Sul
me chamou a atenção, pois li ela no domingo... foi interessante perceber como ela foi transcrita de um Jornal analógico.
- Primeiramente, o título não aderiu a linguagem da narrtiva digital. É muito amplo, no lugar de concentrado. É dúbio, ao invés de explícito. Concluindo, pouco objetivo.
- Possui um subtítulo que serve como um sumário por meio do qual se tem acesso a notícia. Nesse caso, é importante para web, mas mais relevante quando o título é breve e que corresponde a uma oração simples.
- Oferece uma síntese da notícia, na tela inicial do site. É um recurso muito usado na web, pois seguido a isso é possível aprofundar o assunto por meio de entradas diferentes
- Nessa transcrição alguns elementos foram inseridos, como por exemplo o uso de dois vídeos. É interessante que ambos são acompanhados, no início, de uma frase que esclarece o conteúdo do vídeo.
- Usa fotos ilustrativa uq quando "clicada" aumenta de tamanho e permitindo uma maior visibilidade.
- No decorrer do texto não possui hipertextualidade, ou seja, valendo-se de links. Ao que parece no início com o uso da interatividade (através do uso da foto e dos vídeos) realiza-se uma transcrição para a web, porém depois a matéria fica muito longa como uma cópia da analógica.

Confira a matéria completa no site do ClicRBS

Um comentário:

  1. Lisi, sua análise tem propriedade, mas é preciso algum cuidado com a forma: título, ilustração, parpagrafos mais desenvolvidos etc.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem