sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Estadão instantâneo na web

A atualização contínua é uma das características mais significativa do webjornalismo. Acrescentar informações a qualquer momento torna mais ágil a cobertura jornalística na Internet. A seção “Ultimas Notícias” do site Estadao.com.br é decorrente da exploração desta possibilidade oferecida pelo meio digital.
O internauta também pode encontrar matérias anteriormente inseridas, através de uma palavra chave na seção “Busca”. Isso é a retomada de memória nos arquivos com notícias que diariamente são publicadas na rede e formam um banco de dados. Numa leitura não-linear a hipertextualidade proporciona ao usuário acesso a informações disponíveis na página do próprio veículo ou em outro site.
Com relação à personalização, o leitor tem a possibilidade de percorrer seus próprios caminhos na Web, optando entre os links disponíveis. O Estadão comporta a multimidialidade nas matérias e reportagens, que é a capacidade que o jornalismo na Internet tem de concentrar em um mesmo ambiente diversos formatos de apresentação de informações, como texto, áudio, vídeo, imagens, gráficos e animações.

Um comentário:

  1. Interessante seu exemplo, Magda. Apenas busque dialogar mais com o conteúdo do site, ou seja, dando exemplo também de momentos em que a hipertextualidade se verifica na matéria. O mesmo em relação à personalização, multidialidade etc. Mas o caminho é esta, com certeza.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem