segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Uma costura complicada de ser alinhavada

Um caos. Essa é a situação de Honduras desde que o ex-presidente Manuel Zelaya foi derrubado por um golpe militar em 28 de junho desse ano. A oposição tem uma ordem de prisão por "traição" para Zelaya. E quem está no comando do país é o presidente do Congresso e inimigo de Zelaya, Roberto Micheletti, que anunciou nessa segunda-feira, dia 05, o fim do estado de sítio que vigorava desde 27 de setembro.



Assim que o decreto foi instaurado, começou uma série de protestos violentos no país, principalmente na capital, Tegucigalpa. O intuito das manifestações é apoiar o presidente deposto, Zelaya, que está abrigado na Enbaixada Brasileira desde 21 de setembro.

Ditatorial, o decreto suspendia liberdades civis dos hondurenhos, além de autorizar o fechamento de empresas de comunicação através do governo. Veículos como Radio Globo e Canal 36 de TV foram fechados pelo governo através desse decreto. Está previsto para essa semana, um possível acordo entre as partes envolvidas. Difícil de acreditar nessa possibilidade, mas vamos esperar para ver como essas história vai se costurar.

Entenda mais sobre a crise em Honduras no Site G1.

Por Taína Lauck

Um comentário:

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem