quarta-feira, 7 de outubro de 2009

R7 busca espaço no webjornalismo

O portal jornalístico R7 , da Record, se mostra interativo ao permitir que os usuários participem de enquetes, opinem e acessem blogs. Além disso, utiliza diversos links que caracterizam a hipertextualidade e recursos visuais de fotos e vídeos. Cada editoria possui uma cor e ao clicá-la, todo o site muda para a cor da respectiva editoria, um recurso que poucas vezes vi em sites jornalísticos e que gostei.

As notícias são redigidas a partir das características do webjornalismo: parágrafos breves, frases curtas, título informativo na maioria das matérias. E só. Se, num primeiro momento, o site se apresenta interativo, a maioria das notícias não possui nenhum link em sua redação e muitas nem fotos apresentam. Em algumas delas, há apenas o tópico "Confira também" que remete a outra reportagem.

A matéria "Cancer ocupacional mata cerca de 200 mil pessoas a cada ano no mundo" discorre sobre doenças cancerígenas que se originam no ambiente de trabalho. Não possui nenhum link em sua redação, por exemplo, embora abaixo dela apareçam três links de outras reportagens. A foto também não ilustra nem a notícia, mostrando pessoas em uma caminhada contra o câncer de mama na França (acima).

Apesar disso, o site parece cumprir ao que se propõe. Suas páginas tem um layout de fácil visualização (embora carregadas de muitas fotos e cores), as editorias estão bem separadas, o que facilita a procura pela informação desejada. A interatividade está presente nos espaços destinados aos usuários e recursos de fotos e vídeos.

Foto: Jacques Demarthon/AFP

2 comentários:

  1. Ok, Manu. Cuide apenas para que os parágrafos não fiquem muito longos, caso do último, e que não sobre espaço em branco na postagem (ao final).

    ResponderExcluir
  2. Fiz as alterações no parágrafo e no espaço ao final da postagem.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem