sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Autora alemã leva o Nobel de Literatura

A escritora Romena radicada na Alemanha, Herta Mueller, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 2009, por conta de uma obra que com poesia e prosa descreve a paisagem dos excluídos. O anúncio foi feito ontem (8) pela Academia Sueca, responsável pela escolha do vencedor todos os anos desde 1901.

Segundo o secretário permanente da Academia Sueca, Peter Englund, os motivos que levaram Herta conquistar o prêmio foi a densidade da poesia e a franqueza da prosa que ilustram a panorama dos despossuídos.

Aos 56 anos, a autora de contos, poesias e romances é a décima pessoa de cidadania alemã e décima segunda mulher a vencer o Nobel de Literatura. Recentemente, também ganharam o prêmio a austríaca Elfriede Jelnek, em 2004, e a britânica Doris Lessing, em 2007.

Herta receberá pela conquista do Nobel 10 milhões de coroas suecas, quantia equivalente a 1,4 milhões de dólares que será entregue em 10 de dezembro, em Estocolmo.

A autora tem apenas um livro publicado no Brasil

" O Compromisso", lançado em 2004 pela editora Globo.

Um comentário:

  1. Ok, Ana Paula. Cuide para que haja um espaço em branco entre um parágrafo e outro e fala uma revisão cuidadosa, em especial nas vírgulas, antes de postar. Também evite foto imediatamente abaixo do título neste modelo de template.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem