terça-feira, 20 de outubro de 2009

Assinatura de Jesus - Parte II

Foto: Eliane Alves

Superando a Mágoa e aprendendo a perdoar

A psicóloga Marisa Wolff apresentou a palestra "Magoa", no retiro de mulheres, da Igreja Adventista do sétimo dia, em Bento Golçalves. A mágoa é um sentimento que acontece quando alguém faz algo que o deixa ressentido, a ponto de fazer sua mente lembrar a todo o instante o acontecimento que para você foi doloroso.

Marisa usou uma tigela de vidro com água pura e limpa para demonstrar como funciona nossa mente, antes de estar poluída. Conforme os anos passam, ela diz que vamos acumulando sujeiras, ou seja, palavras duras, ásperas, conflitos não resolvidos, e vamos engolindo tudo muitas vezes sem reclamar ou resolver.

Essas situações foram demonstradas através de objetos que a psicóloga colocava dentro da tigela, como: jornal, simbolizando palavras duras, ásperas; pedras grande e escura, problemas ou situações vividas que deixaram cicatrizes; pedras pequenas conflitos menores; pedras brancas, coisas boas que aconteceram ao longo da vida, e por fim tintas de cores de diversas, significando diferentes sentimentos.

Através destes exemplos, a psicóloga exemplificou como fica nosso cérebro quando não nos reciclamos e ficamos com mágoas guardadas. "As mágoas não resolvidas ocupam um precioso espaço em nossa mente, exaurindo nossas forças", declara Marisa.
As mágoas só serão resolvidas no momento que decidimos conversar com que nos magoou. A decisão de perdoar ou não é sua, acrescenta.
Ao concluir sua explanação, sobre a mágoa, Marisa foi aplaudida de pé pelas 400 mulheres que participaram do evento.

Um comentário:

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem