sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Aprendizes de jornalista: alunos da rede pública de Sapucaia estão aprendendo sobre a profissão

Há duas semanas, 22 alunos de escolas públicas de Sapucaia do Sul, com idade entre 10 e 15 anos, estão aprendendo um pouco sobre a profissão de jornalista. Num total de seis encontros - dois por semana - eles terão contato com todas as etapas de produção de um jornal.

Fotos: Ricardo Machado

A iniciativa de promover a Oficina de Jornalismo foi do estudante do 6º semestre de Jornalismo da Unisinos, Ricardo Machado. "O contato mais próximo com o jornalismo pode despertar nos alunos o interesse pela área, além de oferecer a eles um maior esclarecimento sobre a profissão, que muitas vezes eles conhecem apenas pela televisão", diz Ricardo.

A oficina, realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Sapucaia (Acis), por conta de uma parceria com a ONG Parceiros Voluntários, é frequentada também por alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Exepcionais (Apae) do município. A professora Terezinha informa que o objetivo é criar um jornal na escola posteriormente. "Os alunos já fazem artesanato, música, dança. É interessante que eles participem de atividades diferentes, como esta", diz Terezinha.

O trabalho está na reta final. Os alunos já escolheram suas pautas, estão fazendo entrevistas e fotos e também já desenharam o projeto gráfico do jornal. Só falta fazer o fechamento dos textos e ver o resultado impresso, que será um encarte de quatro páginas em um jornal da cidade. O projeto deve continuar com a realização de novas oficinas para "aprendizes de jornalista".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem