segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Campo Bom lança internet gratuita para toda cidade

Internet gratuita para todos os moradores de Campo Bom, com acesso em diversos pontos da cidade, permitindo que até moradores da zona rural possam conectar-se com o mundo. Essa é a novidade que a prefeitura de Campo Bom anunciou com a implantação do W – Wireless, serviço que já disponibiliza o sinal digital por meio de 14 torres de distribuição. A ação faz parte do programa W-Campo Bom, que prevê também a implantação de um telecentro comunitário, já em obras, e que vai oferecer à comunidade um local gratuito com equipamentos para conexão, fomentando a inclusão digital. O W-Wireless prevê o envio de sinal aos 60 mil moradores da cidade com cobertura em 100% do território. O cadastramento da comunidade para fazer uso da tecnologia se inicia às 12h30min, a partir do início do expediente na prefeitura.

A novidade coloca, mais uma vez, Campo Bom na lista das cidades mais inovadoras do RS. Foi a primeira cidade da América Latina a ter uma ciclovia, a primeira do Brasil a exportar um par de calçado e a primeira da Região Sul a oferecer a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. “Campo Bom tem os olhos no futuro e a prefeitura investe para que tenhamos uma cidade com uma eficiente e completa infraestrutura digital, oferecendo condições de competitividade e desenvolvimento para todos”, destaca o prefeito Faisal Karam. Segundo ele, a organização digital de Campo Bom vem sendo feita há cerca de cinco anos, envolvendo uma série de projetos, entre os quais o W-Wireless. Outros projetos, como a implantação da telefonia VOIP (Voz sobre IP) - que já permite a comunicação entre todos os prédios públicos – e a integração de todos os serviços por meio de uma rede que opera com o suporte de 72 pontos de acesso, coloca Campo Bom numa nova era tecnológica, com ferramentas modernas e, em muitos casos, inéditas em prefeituras. “O W-Wireless é uma inovação por meio da qual todos os campo-bonenses terão, gratuitamente, um mundo de informações e possibilidades”, reforça Faisal. Os investimentos na modernização da Administração já somam R$ 5,5 milhões nos últimos cinco anos.

Para ter acesso ao sinal, o morador de Campo Bom terá que cadastrar-se na prefeitura onde receberá uma senha pessoal que lhe dará direito a um IP (Protocolo de Internet). Ele só precisa possuir uma antena homologada pela Anatel que deverá ser instalada em sua residência para receber o sinal. Quem tem notebook, poderá fazer uso da tecnologia em locais públicos ou ampliar a capacidade de captação do equipamento também por meio da antena homologada. A orientação da empresa responsável pela implantação do serviço é que o cidadão adquira a antena recomendada para evitar ruídos na comunicação e interferência no sinal.

Confira o vídeo que foi ao ar na Rede Record, disponível no site R7.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem