segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Observatório da Imprensa

O Observatório da Imprensa é um blog do Ig de natureza jornalística, não por relatar a notícia, mas por comentar ela e tudo o que cabe ao mundo do jornalismo. O editor responsável, Alberto Dines, e toda a sua equipe, propõem a reflexão da crítica da mídia através da web desde abril de 1996, quando surgiu o site.

O blog do Observatório é um dos vários exemplos de vigilância da mídia tradicional, como comentado em aula sobre as características e relações de weblogs e o jornalismo. Além disso, a interatividade entre autor e leitor é marcado pelo sistema de comentários em cada post do blog, o que é uam ferramenta que identifica geralmente a diferença entre o blog e os sites em geral. Ambas características remetem a outra: a potencialização do jornalismo público, que surge com a fácil acessibilidade de qualquer cidadão à informação seja ele o emissor, seja ele o receptor. Quem cria um blog, tem o poder de participar da produção de notícias, relatando-as, lendo-as e comentando-as. O Observatório de Imprensa é um exemplo.




Um comentário:

  1. Ok, menina. Duas coisas apenas: não deixe parágrafos muito longos e explique mais claramente porque ele e jornalístico.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem