segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Produção e transmissão de informações na blogosfera

A blogosfera vem se multiplicando. Hoje qualquer pessoa que tenha acesso à internet pode ter uma página dedicada à publicações de todo o tipo. Publicar notícias, expressar opiniões e compartilhar pensamentos não é exclusividade apenas de profissionais da comunicação. Na internet encontramos inúmeros blogs de jornalistas que dividem espaço na rede com cidadãos sem o mesmo aparato teórico e conhecimentos especificos da profissão.

O blogueiro não é um agente do campo jornalístico, mas neste ciberespaço tem a liberdade de divulgar notícias da mesma forma que o profissional de imprensa. Celso Freitas, que apresenta o Jornal da Record junto a Ana Paula Padrão, formou-se jornalista na década de 80. Ele serviu na Polícia do Exército, em Brasília, chamou atenção pela sua voz e foi convidado a apresentar a parte local do Jornal Nacional da Rede Globo. Em 1983 assume o JN no lugar de Sérgio Chapelin até o ano de 1990.

Em seu blog interativo e jornalistico no site da emissora, r7.com, diariamente publica e comenta notícias atuais, muitas, veiculadas no telejornal. Celso expressa suas ideias, opiniões, faz reflexões e até demonstra indignação diante de acontecimentos como, por exemplo, a omissão de socorro por PMs no Rio de Janeiro, ao coordenador do grupo Afroreggae, que foi assaltado e morto na semana passada. Na página há um link para comentários dos usuários da internet, além da possibilidade de imprimir os textos e enviá-los por e-mail ou através de redes sociais. O leitor deixa de ser passivo e passa a ser um integrante desta rede de produção e transmissão de informações constantemente atualizada.

Foto: Site R7

Um comentário:

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem