quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Está de mau humor? Pode colocar a culpa no clima

Matéria propícia a de Zero Hora de quarta-feira, 7 de outubro, relacionando as mudanças no clima com o mau humor. Está difícil mesmo para os gaúchos manterem o equilíbrio emocional. É claro que a fúria do clima, em muitos casos, afeta bem mais do que o ânimo das pessoas - veja-se o caso das enchentes de setembro -, mas não se pode ignorar que quando faz 30 graus numa semana e na outra o frio chega a quase zero fica difícil encontrar motivação para o dia a dia.

Itamar Melo inicia a reportagem mencionada dizendo o seguinte: “O tempo hoje no Rio Grande do Sul será de semblantes carregados, com descargas esparsas de mau humor e desânimo em elevação no decorrer do período.”

É mais ou menos isso que ocorre diante das oscilações do clima. A ciência já comprovou que períodos prolongados de céu fechado geram desânimo, sonolência, tristeza, passividade e pensamentos negativos. O quadro pode resultar até em depressão. O distúrbio provocado pela falta de sol tem nome: desordem afetiva sazonal (veja o vídeo).

A boa notícia para o fim de semana é de que o sol deve aparecer e as temperaturas estarão em elevação. Na segunda-feira, chove de novo. Até lá, deve dar para regular um pouquinho os ponteiros do relógio biológico.

Foto: Ronaldo Bernardi/ZH

Um comentário:

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem