segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Márcia Lima faz palestra na Unisinos

A formanda do curso de Jornalismo da Unisinos e repórter do site Baguete, Márcia Lima, palestrou para os alunos da disciplina de Jornalismo On-line da universidade, a convite do professor, Demétrio Soster, no dia de hoje.
Márcia, 24 anos, repórter da área de tecnologia do Baguete há dois anos, falou sobre a atual realidade do jornalismo on-line, suas facilidades e dificuldades, redes sociais, o mercado de trabalho e o que é preciso para atuar na área.
Um ponto que chamou a atenção na palestra foi quando Márcia falou sobre matéria da revista Times, que elegeu os usuários de computador como personalidade do ano.
Esta questão fez recordar a teoria do doutor e professor da Unisinos, José Luis Braga, para quem o conceito de comunicação deve ser revisto. Em sua concepção, Braga defende que o receptor dos produtos da mídia não é mais alguém passivo.
Devemos lembrar que todas as pessoas, atualmente, carregam consigo uma filmadora e uma câmera digitais: o telefone celular. Hoje o receptor é também um produtor, capaz de interagir com a mídia. O exemplo mais recente disto, é o caso da Uniban, universidade onde a aluna Geisa Arruda foi perseguida e ameaçada por colegas por vestir uma mini-saia.

Este exemplo não é único e também não será o último. Cada vez mais os usuários receptores passam a alimentar as mídias e sair do estado passivo que até hoje se encontrava. Ainda é um pouco tímido mas é uma evolução.

Um comentário:

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem