segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Como lidar com as fontes

Recebemos hoje a visita da Márcia Lima (24), colega do curso de Jornalismo da Unisinos. Ela é repórter do site O Baguete desde 2007, e se prepara para entrar como sócia no negócio assim que se formar no final deste ano. Ela nos contou um pouco da sua experiência na área do Jornalismo On Line, e respondeu perguntas dos alunos.

Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a forma como ela aprendeu a lidar na prática com as fontes especializadas dos principais assuntos que site aborda (especialmente os profissionais de TITecnologia da Informação). “No geral, são executivos com uma grande tendência a serem anti-sociais. Eles também tem a péssima mania de usar termos difíceis para testar o repórter, ou de fazer piadas na esperança de que eu não entenda”. Márcia também diz que no começo era mais difícil iniciar uma entrevista porque ela mesma sofre de uma certa “fobia social”.

Hoje ela é muito mais segura e domina a maioria dos macetes da profissão. Mesmo assim, de vez em quando, passa por situações constrangedoras. "Há pouco tempo atrás eu estava entrevistando executivos em um evento, e caí em uma brincadeira do meu entrevistado. Fiquei um pouco irritada, mas contornei a situação".

Um comentário:

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem