segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A presença da Internet

A aluna, colega, jornalista Márcia Lima, repórter de tecnologia do site Baguete, esteve presente na aula de hoje para conversar com a turma sobre sua profissão. Afinal, nada mais justo em uma aula de jornalismo online receber alguém que trabalha na área e com a área de tecnologia da informação para nos dar umas dicas.

Márcia conversou com a gente de maneira extremamente despojada. Contou sobre o jornalismo do lugar em que trabalha: os processos de apuração, o relacionamento com a assessoria de imprensa, as reuniões de pauta e a seleção de notícias. Falou sobre o seu público segmentado - mas muito amplo -, e como deve se direcionar a ele enquanto jornalista de site. Aliás, não só site. O crescimento do Baguete proporcionou a criação de mais 7 meios de comunicação, entre eles: coluna em jornal, rádio própria e vários espaços em redes sociais. O que era um simples site de clipagem de notícias virou um grande veículo. E mesmo segmentado, mantém muitos leitores.

No final da conversa, a jornalista resume a sensação do seu trabalho em uma única frase: "Não importa com o que vocês vão trabalhar. A internet vai estar sempre na profissão de vocês". Márcia foi embora, mas a lição ficou à turma: não existe mais jornalismo sem internet. A sua presença está nas notícias diárias, na apuração de informações, na busca à fontes importantes. E por ela pôde-se criar um novo jornalismo. Hoje, redes sociais são ferramentas de busca preciosa; blogs deixaram de ser apenas diários para compartilhar informação e interatividade.

Parece muita coisa, mas é simples. A internet mudou os conceitos formados do que é a comunicação. Hoje sou jornalista e em instantes sou eu quem leio a notícia. A imediaticidade do mundo está em um clique.

Um comentário:

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem