segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Jornalismo Online na prática

Márcia Lima é estudande de jornalismo na Unisinos, e trabalha com jornalismo online a mais de dois anos. Atualmente é repórter do Baguete, site sobre tecnologia da informação, ou TI. Na aula de hoje ela falou sobre sua experiência na área, comentou sobre tópicos relevantes como a importância de gostar do nicho com o qual trabalha, e como funciona a apuração das matérias para o site.
Um tópico chama muito atenção: a falta de familiaridade com o uso do hiperlink. Provavelmente quem pesquisa e lê na internet percebe isso, blocos de textos sem links e longos são terríveis. O que surpreende é que os jornalistas não percebam, ou não tomem uma atitude para melhorar. Sites de jornais importantes como a Folha Online e O Globo são exemplos de que o uso de links nas matérias ainda pode evoluir bastante.
De acordo com Márcia a falta de familiaridade vai além do que podemos ver nos sites dos jornais: assessores de imprensa não mandam endereços de sites em matérias, empresas investem no desenvolvimento de sites e outras ferramentas de comunicação online, mas o conteúdo ainda não explora todas as possibilidades, veiculam história da empresa, agenda e uma série de informações, mas não utilizam hipertexto. Fica então o lembrete para nós, alunos de jornalismo online, tentar implementar essa prática.

Um comentário:

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem