segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A urgência do jornalismo online

Na segunda-feira, 23, a turma de Jornalismo Online I recebeu a convidada Marcia Lima, que falou sobre sua rotina de trabalho no site Baguete, portal de notícias sobre tecnologia da informação.

Marcia sempre trabalhou com jornalismo online e talvez por isso já esteja tão acostumada com a rapidez da notícia que não se assusta mais com os números diários. Mas para mim, inexperiente na área, surpreendeu quando ela afirmou que a equipe produz cerca de 50 notícias diárias, sendo que é formada por dez pessoas. Além disso, apenas 10% dos releases recebidos são publicados, ou seja, estas 50 notícias são apenas um décimo do que é recebido diariamente.

Também foi comentado que não há reunião de pauta, pois o que seria o assunto mais importante pela manhã, pode não ser mais quando chegar a tarde. Esta quantidade de informação e velocidade com que o mundo se transforma assusta um pouco. Pois como foi comentado, uma revista de tecnologia, por exemplo, perde por ter que esperar um mês até publicar o que sites já publicaram. Até mesmo a coluna que o portal publica no Jornal do Comércio é considerada velha na terça, quando é publicada, por ter sido montada na quinta-feira. E por isso a internet vem se tornando principal fonte de informação das pessoas, que levam a vida na velocidade da internet.

Um comentário:

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem