domingo, 29 de novembro de 2009

Câncer de pulmão mata mais

 Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNDA) 2008. Foram visitadas 150 residências e coletados dados econômicos e sociais dos brasileiros.

A novidade desta PNDA é a inclusão da Pesquisa Especial sobre Tabagismo. Foram 91 perguntas realizadas em 50 mil residências. Os dados são alarmantes: 31,9% dos fumantes começaram a fumar entre os 17 e 19 anos. A região Sul concentra o maior percentual de fumantes, 19% do total, e o maior número de mulheres que fumam, com 15,9% e 13,3% na região Sudeste.



Segundo a Drª. Alice Zelmanovicz, coordenadora do Centro de Prevenção do Câncer, do Hospital Santa Rita, o câncer que mais preocupa é o de pulmão, que é o tipo que mais mata por ter tratamento limitado, seguido pelos cânceres de mama nas mulheres e o de próstata, que atinge os homens. 

Entre os estados com mais fumantes, o Acre está na primeira posição, com 22,1%, seguido pelo Rio Grande do Sul (20,7) e Paraíba (20,2%). Os menores números estão no Amazonas (13,9%), Distrito Federal (13,4) e Sergipe (13,1%).

Manter o peso ideal, dieta saudável, atividade física regular, não consumir drogas como tabaco e álcool, sexo seguro, não se expor ao sol entre 10h e 17h, vida social e afetiva saudáveis e procurar ser feliz, são algumas das recomendações da Drª. Alice Zelmanovick para prevenir os diversos tipos de cânceres.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que em 2010 serão 489.270 novos casos de câncer no Brasil. O câncer que mais atinge a população mundial é o câncer de pele não melanoma, mas que possui altos índices de cura.

Assista ao trecho da palestra sobre prevenção do câncer realizada na Santa Casa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem