domingo, 30 de agosto de 2009

Tudo aqui, bem pertinho de nós


Um típico exemplo de webjornalismo de primeira geração é o jornal O Marisco. Trata-se de um veículo de comunicação popular, produzido pela Associação Casa da Cultura do Litoral, da praia de Cidreira. A publicação impressa é quinzenal e visa registrar e divulgar as ações culturais e os artistas do litoral gaúcho. O Marisco foi o único projeto de jornal cultural selecionado pelo Ministério da Cultura para o prêmio Cultura Viva.


O site do jornal caracteriza-se pela TRANSPOSIÇÃO (palavra-chave do webjornalismo de 1ª gereção) da versão impressa. A mesma diagramação é adotada, a disposição dos anúncios e o texto não é adaptado ao tamanho da tela. A versão on-line é alimentada exclusivamente da impressa.


Um exemplo ainda incipiente de webjornalismo de 2ª geração é o jornal de São Sebastião do Caí, Fato Novo. A dimensão de tela é respeitada, porém as notícias ainda se alimentam majoritariamente da versão impressa. Utiliza-se o recurso das enquetes, links para fotos, e "últimas notícias".


E aqui bem pertinho de nós, no campus da Unisinos, temos um publicação com perfil de 3ª geração do webjornalismo. Trata-se do J.U Online. Certamente os colegas recordam da versão impressa do jornal que circulava pelo câmpus. Abandonando o impresso, o J.U Online passou a ser produzido exclusivamente para a internet.


Temos um texto formatado para a internet, curto e espaçado, com hyperlinks, cometários para as notícias, links para notícias anteriores relacionadas ao mesmo assunto. O J.U está também no twitter e tem seu blog. O leitor pode ainda utilizar o RSS para ficar sabendo das últimas atualizações do site e pode receber as últimas notícias pelo celular.


Outra característica do jornal é a participação do leitor. Existem várias seções para que essa interação aconteça, como o Eu+Repórter, onde as notícias produzidas pela comunidade podem ser enviadas, o Fotolog, e o Viu?, que permite a hospedagem de vídeos. Resumindo, o J.U Online usa e abusa dos recursos da internet, um típico caso de 3ª geração.

Um comentário:

  1. Gostei da leitura que fizeste a partir de O Marisco, passando pelo Fato Novo até chegar no J.U. Online como sinônimos de 1ª, 2ª e 3ª gerações de jornalismo, Aline.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem