quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Estão abertos os trabalhos

Com este post dou por abertos os trabalhos da disciplina de Jornalismo On-line 1 da Unisinos, cuja primeira aula presencial se realizou na segunda-feira, 17. A idéia é nos utilizarmos da plataforma blogger para dialogarmos além do ambiente de sala de aula.

O nome do blog foi uma escolha coletiva da turma, feita após um acalorado debate. Acabou vencendo, creio que por 13 votos, o Segunda Ordem. Coube a Taís Seibt a criação do logo, assim justificado do ponto de vista estético-funcional:

"Sob o ponto de vista da informática, com a teoria desenvolvida por Norbert Wiener nos anos 1940, o sistema era entendido como um “piloto”, tanto que a palavra grega kubernetes, de onde deriva o vocábulo cibernética é a mesma origem da palavra governador. Tal concepção é chamada de “Cibernética de Primeira Ordem”. A partir dos estudos dos ciberneticistas Heinz von Foerster e Gordon Pask, nos anos 1960, foi introduzida a noção do observador como participante do sistema, alguém que interage e que se comunica com ele, gerando uma conversação marcada por processos circulares. A esse modelo chamou-se “Cibernética de Segunda Ordem”.

Daí a ideia de apresentar o blog “Segunda Ordem” como um local onde a informação circula em todos os sentidos, da mesma forma como o professor propõe horizontalizar a sala de aula, a fim de construir conhecimento tanto no fluxo professor-aluno como aluno-professor. Ou seja, há uma dupla relação do nome/conceito com a proposta do blog: a interação com o sistema informativo, propondo alternativas para o fazer jornalístico na web; e a interação com o sistema educacional, nivelando professor e aluno no processo de construção de conhecimento.

As linhas de apoio sugeridas têm o propósito de exprimir esse conceito e também têm a intenção de produzir o sentido de pluralidade de pontos de vista, já que o blog será construído coletivamente. “Informação em todos os sentidos”; “Informação por todos os lados”, “Aqui tem informação e vice-versa”.

A disposição circular e reflexiva do nome do blog se justifica pela proposta de circularidade e o uso da fonte Times New Roman em preto e cinza estabelece uma relação com o jornalismo impresso tradicional, espécie de “primeira ordem” a ser desconstruída neste novo fluxo informativo a que chamamos, em nosso blog, de Segunda Ordem".

Um bom semestre a todos.

Um comentário:

  1. Isso me fez pensar que primeiro as coisas são criadas, depois os conceitos desenvolvidos! Acredito que não imaginávamos tantos deles no momento da sugestão do nome do blog. Resumindo, gostei muito do "logo", linha de apoio e dos CONCEITOS!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem