segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Características do jornalismo online no site Petiscos

O site Petiscos é atualizado em forma de blog. Uma das características que mais chama atenção é a Instantaneidade, que é um dos principais atrativos do blog. Apenas hoje, 31 de agosto, foram feitas 21 atualizações com assuntos muito variados.


A hypertextualidade também está evidente. Por ser um blog e os textos serem mais informais, links de outros sites e blog são citados e devidamente linkados. Também existem links para posts antigos com o intuito de mostrar que o assunto está sendo retomado ou para o site oficial de alguma grife citada.


Os comentários são abertos a todos, o que dá uma boa interatividade entre quem produz e quem lê. E o que fundamenta esta interação são as respostas para os comenários. Este post é um bom exemplo para mostrar isto. A Mariana Inbar, que é jornalista do blog, viajou e colocou fotos da viagem. Podemos ver que ela respondeu a quase todos os comentários e em alguns deles iniciou uma conversa.


Em sites e blogs de moda fotos são muito comuns, mas no Petiscos vídeos são muito usados também. Aqui foi postado um vídeo do Youtube é usado para mostrar o making-off de uma campanha publicitária. É uma mídia diferente sendo usada para passar a informação, mostrando multimidialidade.


E a característica memória está presente também. É possível encontrar desde o primeiro post lá. No link “Arquivo”, na coluna da lateral esquerda, os links não estão disponíveis, mas deve ser algum erro temporário. Na opção de Busca do site dá pra encontrar tudo que já foi postado sobre o assunto, desde 2007 quando o blog foi criado.


A única características que não encontrei foi a customização ou personalização.


Um comentário:

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem