segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Olho no lance...

Acho que tudo começou com a invenção do canivete. Sabe, aquela idéia de juntar "tudo" em uma coisa só. Faca, saca-rolhas, abridor de garrafas, chave phillips, entre outros, em um único equipamento. Sim, tenho quase certeza que foi da ideia do canivete que surgiu o web jornalismo da 3ª geração. Texto, áudio, vídeo, hiperlinks. Com a mesma facilidade que trocamos da faca para o saca rolha podemos passar do texto para um vídeo. Agilidade, velocidade.

Por falar em agilidade e velocidade, essas são características dos esportistas. Para exemplificar um site do web jornalismo de 3ª geração vou por esse caminho, dos esportes, por meio do Globoesporte.com. Por meio dele podemos acompanhar um jogo em tempo real, com atualização de minuto em minuto com a descrição dos lances. Os principais lances e gols são digitalizados e logo estão disponíveis para visualização em vídeo na mesma página.

O jogo acabou e com a velocidade digna de um Usain Bolt o texto descrevendo o jogo já tem um link na página inicial, com outros para os mesmos vídeos citados anteriormente, o acréscimo de narrações das rádios pertencentes a Rede Globo e classificação atualizada do campeonato, entre outros badulaques.

Com tantos recursos, mesmo quem não assistiu o jogo pode saber, ver e ouvir tudo que de importante aconteceu. Assim sobra mais tempo de aproveitar um final de semana ensolarado fazendo outras coisas, sem precisar ficar em frente à TV, sem culpa.

Um comentário:

  1. Original sua comparação do webjornalismo de terceira geração com um canivete, Felipe; bem como sua utilização de verbete da Wikipédia por meio de link.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem