segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Customização sob medida para profissionais da área de comunicação

O site Coletiva.net oferece uma alternativa interessante de customização e parece explorar as muitas maneiras de interagir com seus leitores. Contudo, deixa a desejar no quesito multimídia: são quase inexistentes os conteúdos em áudio e vídeo.

Sobre a Coletiva.net: primeiro informativo era enviado por fax
Vida Coletiva: o que você tem a dizer?
Para exemplificar o hipertexto e a lista de notícias

Dentre as características do webjornalismo trabalhadas em sala de aula, a que mais se sobressai no site Coletiva.net é a seção “Minha editoria preferida”, pois é uma forma de Customização/Personalização. Mediante cadastro, o site permite que o usuário escolha suas áreas de interesse. Ao acessar o site e fazer login, o usuário vê matérias relacionadas aos temas escolhidos na capa do site.

A Interatividade é outro ponto forte da Coletiva.net. Além das possibilidades de interação tradicionais, como postar comentários, enviar a matéria por e-mail e enviar sugestão de pauta, o site também disponibiliza uma espécie de Twitter, chamado Vida Coletiva, um microblog frequentemente usado pelos internautas como “classificados” para anúncio de vagas de emprego e indicação de conteúdos, mas também para comentar matérias e trocar ideias.

A lista com os links para as últimas matérias publicadas aparece à direita de todos os conteúdos, indicando a presença de Instantaneidade/Atualização Contínua no site. Da mesma forma, a Hipertextualidade está presente por meio de ligações entre conteúdos do próprio site a partir de links inseridos em palavras-chave.

Um comentário:

  1. Bem bacana seu exemplo, Taís, mas penso que ganharia mais amplitude se viesse ilustrado com uma imagem do Coletiva.net. Continue.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem