segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Éramos (e somos) seis

Seis são as características do jornalismo online, mas, salientando a falta de cultura do "fazer para internet" e evidenciando um nicho de mercado, foi pedido que buscássemos um blog/site jornalístico que possuísse no mínimo quatro delas. Por ser teimoso descobri um com as seis: Convergência, hipertextualidade, atualização contínua, interatividade, memória e personalização.

Analisei o sisudo site do do Estadão. Certa vez, conversei com meu ex-chefe, que trabalha atualmente em uma rádio FM e já havia passado pelo Estadão (impresso). Ele disse que fala muitas bobagens, mas também sabe ser "careta padrão Estadão". O site não foge a regra de ser "careta", começando pelo layout.


Página principal do Estadão

Bom, analise de layout fica para outra oportunidade, o negócio agora são as características de jornalismo online presentes no site. Existe convergência por existe texto, fotos, vídeo e áudio. O problema é como é utilizada. Ou mal utilizada. Manchetes principais só com texto, sem fotos. A notícia em si idem. As fotos se encontram em galerias que até podem levar à notícias, vídeos somente na TV Estadão com uma breve descrição, mas que não leva pra um texto mais consistente. Peca na hipertextualidade.


Exemplo de matéria da TV Estadão

Essa característica existe, mesmo que falha. Percebo que os caras do Estadão usam um pouquinho (e põe inho nisso) essa características nas notícias relacionadas ao esporte. Ainda na primeira página, ao lado das manchetes caretas já citadas, uma micro-galeria de fotos. Quatro fotinhos com legenda, duas do Vagner Love chegando ao "Parmera" mêo e duas do Defederico no "Curintia", mano. Clicando sobre elas vamos para a notícia em texto, com links para notícias relacionadas e alguma coisa em áudio. por meio de um hiperlink com o material de alguma rádio. Fraco, bem fraco.

Sobre a atualização contínua o que posso é chover no molhado, dizendo que o site do Estadão possui um sessão de Últimas Notícias. Quanto à interatividade, as matéria permitem comentários, no melhor padrão blog, se é que isso existe. Também podemos enviar e-mails, pelo link Fale com a Redação presente ao lado direito da matéria. Uma característica interessante que encontrei diz respeito à memória. Em um hiperlink, logo abaixo do destinado aos comentários está o "Incluir no Arquivo Virtual", que serve para armazenar virtualmente as matérias determinadas pelo usuário. Para utilizá-lo é preciso cadastrar, gratuitamente, uma conta de e-mail do Estadão.

Foi então que, sem querer, descobri uma característica que nunca tinha visto, ou pelo menos não lembrava. A tal da personalização. Sim, depois de ter feito o tal cadastro fiz meu login e ali estava. Sim, o "Meu Estadão". A mesma diagramação da página principal, mas agora quem define que assunto vai em que lugar, com mais ou menos destaque sou eu. Ou ainda o que quero que fique de fora.

Clique na imagem para poder ler o "Como Funciona"

Depois de tantas críticas negativas, nisso eu tirei o chapéu.

Um comentário:

Seja bem-vindo ao blog Segunda Ordem